Home » História ISTA

História ISTA

História do Instituto São Tomás de Aquino

História do Instituto São Tomás de Aquino - ISTA - Instituto S. Tomás de Aquino

O Instituto São Tomás de Aquino foi criado pela Província Portuguesa dos Frades Dominicanos (Ordem dos Pregadores), em 1954, para ajudar ao desenvolvimento da sua primordial missão de estudo e reflexão teológica.

Durante cerca de duas décadas, o ISTA foi não só pioneiro como quase a única realidade eclesial em Portugal a proporcionar cursos de teologia, visando a formação dos cristãos em geral e, muito em particular, de religiosas e leigos empenhados nas comunidades cristãs. Pelo «Curso de Verão de Teologia», em Fátima, passaram milhares de pessoas, sendo que na maior parte desse período o curso se compunha de um ciclo de 3 anos.

Entretanto, e sobretudo no último quartel do sec. XX, começaram a aparecer na Igreja portuguesa outras iniciativas semelhantes: a semana bíblica, a semana de liturgia, a semana da missionologia, etc. O ISTA redimensionou, então, o seu curso de teologia, o qual sofreu algumas alterações, passando para uma actividade de duas semanas, depois apenas uma só semana (sempre em Fátima) e, actualmente, para as «Tardes de Setembro» - três dias de reflexão teológica oferecidos em Lisboa e no Porto.

Hoje em dia, porém, o ISTA desenvolve várias outras actividades dentro do mesmo espírito e projecto iniciais: são oferecidos, regularmente, diversos cursos de temática teológica específica, são realizados ciclos de conferências, é publicada a revista «Cadernos ISTA» (com um ou dois números anuais, o primeiro aparecido em 1996). E, ainda no capítulo das publicações, o ISTA planifica e coordena, de acordo com uma editora livreira, a colecção «Biblioteca Dominicana», com obras de referência e significativas para toda a família dominicana.

Toda esta realidade está consagrada, afinal, nos estatutos do ISTA, registado como Pessoa Colectiva em 16 de Outubro de 1995, e reconhecido em Cartório Notarial, como «associação de fins não-lucrativos», aos 6 de Novembro de 1995. Ali se menciona, no artigo 2º: «O objecto social do ISTA é: a investigação nas áreas das ciências humanas e da teologia; a formação cristã, através de conferências e sessões de estudo; a publicação de todos estes trabalhos».

 Fr.José Nunes,op

 Presidente do ISTA

21/05/2016

Eventos Anteriores

Eventos Anteriores - ISTA - Instituto S. Tomás de Aquino

O Instituto São Tomás de Aquino (ISTA), criado pela Província Portuguesa dos Frades Dominicanos (Ordem dos Pregadores), em 1954, para ajudar ao desenvolvimento da sua primordial missão de estudo e reflexão teológica, recebeu a incumbência de promover a comemoração do VIII centenário da fundação do primeiro convento dominicano em Portugal (1218), bem como assinalar o VI centenário da ereção canónica da Província Dominicana em Portugal (1418). Dada a relevância destas datas, o Instituto São Tomás de Aquino decidiu assinalá-las com um conjunto de eventos culturais, nomeadamente a realização de um Colóquio intitulado RASTOS DOMINICANOS: DE PORTUGAL PARA O MUNDO. 600 ANOS DA PROVÍNCIA PORTUGUESA, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2018, no Palácio Fronteira (dia 9) e no Convento de São Domingos de Lisboa (dia 10 e 11), contando com a parceria das seguintes Instituições: Academia de Marinha, Academia Portuguesa de História, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

Agradecemos, desde já, a colaboração na promoção e divulgação desta iniciativa. (Consulte aqui o Programa e o Cartaz)

Com os melhores cumprimentos,
 
 
fr. José Manuel Fernandes
Presidente do ISTA  
 
 
Decorreu nos passados dias 9, 10 e 11 de outubro de 2018, no Palácio Fronteira (dia 9) e no Convento de São Domingos de Lisboa (dia 10 e 11), o Colóquio "Rastos Dominicanos" do qual apresentamos o documento que pretende fazer o balanço do Colóquio. Podemos ainda ver a galeria de fotos que testemunham o decorrer das diversas conferências.
 
07/05/2019

Actividades Anteriores

Novo Livro de fr. Bento Domingues, op

10/11/2018

Encontro "Em Busca das Raízes"

Encontro "Em Busca das Raízes" - ISTA - Instituto S. Tomás de Aquino

Encontro "Em Busca das Raízes"

10/11/2018

Curso de Espiritualidade Inaciana - 3ª Edição

Curso de Espiritualidade Inaciana - 3ª Edição - ISTA - Instituto S. Tomás de Aquino

Curso de Espiritualidade Inaciana - 3ª Edição

10/11/2018