Home » História ISTA

História ISTA

Eventos Realizados

Eventos Realizados - Instituto S. Tomás de Aquino

Tardes de Setembro no Porto

(14-16 Set 2016)

01/11/2016

Eventos Realizados

Eventos Realizados - Instituto S. Tomás de Aquino

Tardes de Setembro 2016

01/11/2016

Eventos Realizados

Eventos Realizados - Instituto S. Tomás de Aquino

Jornadas de História - Os Dominicanos em Portugal

Julho 2016 - Vila Nova de Gaia

12/07/2016

Eventos Realizados

Eventos Realizados - Instituto S. Tomás de Aquino

CURSO LIVRE

O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

Com relativa facilidade dizemos, sinceramente, que buscamos a vontade de Deus e queremos cumpri-la. Contudo, quando procuramos concretizar qual é a vontade de Deus para nós, de modo personalizado, torna-se difícil ter consciência de qual seja essa vontade, em que decisões e vivências encarna e se cumpre. Na agitação do mundo atual há demasiados barulhos e influências. Deus corre o risco de ficar silenciado, incapaz de ser compreendido no nosso interior. corremos ainda o perigo de nos iludirmos, de confundirmos outras vontades e desejos com os de Deus.

Deus fala-nos muitos modos. Fala-nos, certamente, na Sagrada Escritura, na Igreja que se reúne movida pelo Espírito Santo, nos Sacramentos. Mas fala-nos também por sinais, sentimentos, pensamentos, desejos, acontecimentos que nos vêm ao encontro, em todos os momentos, em pessoas com que lidamos. Como reconhecer a comunicação que Deus estabelece connosco se não aprendemos a linguagem própria na qual Ele se nos oferece em diálogo profundo? Como tomar decisões acertadas, escolhendo o que é verdadeiramente a vontade de Deus para cada um de nós, rejeitando o que não é a sua vontade, se desconhecemos a arte de sintonizar com o mundo das ressonâncias internas à nossa consciência, com os sinais externos (no mundo e na história) que dizem a sua vontade de realização e de amor para cada um?

Mostra a experiência que a escuta e a hermenêutica da vontade de Deus não são tarefas fáceis. Estamos habitados e cercados por uma grande complexidade de vozes, desejos, ruídos e influências. Confundimos bens aparentes com bens verdadeiros. Desenvolvemos, inclusivamente, formas de auto-ilusão inconsciente. Discernir a vontade de Deus, sintonizar com as inspirações e movimentos do Espírito Santo em nós, procurar a identificação com Jesus, é outra forma de procurar a nossa felicidade profunda pois é essa a única vontade de Deus para cada um.

O discernimento de espíritos é um dom de Deus que permanece na Igreja de Cristo ininterruptamente. Mas é também uma arte experiencial e orante que, uma vez recebida e desenvolvida na fidelidade do amor, se pode também ensinar a quem tem desejo de crescer na capacidade de escuta e de resposta livre ao Amor que, fiel e provadamente, nos busca em Cristo.

Neste curso iremos percorrer as bases bíblicas e experienciais da arte do discernimento dos espíritos. Acompanharemos alguns autores ao longo da história da espiritualidade cristã para nos determos sobretudo em St. Inácio de Loyola e aprendermos com seu carisma do discernimento a “buscar e achar a vontade divina na disposição da vida.” [EE 2].

          Teresa Messias

01/11/2016

Eventos Realizados

Eventos Realizados - Instituto S. Tomás de Aquino

TEMAS DE CRISTOLOGIA

SEMINÁRIO LIVRE DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Um ano mais oferecemos um seminário de formação na área teológica. No ano passado trabalhámos a questão da Sociologia do Movimento de Jesus. Este ano, damos continuidade a essa temática, aprofundada teologicamente com questões da Cristologia. Este Seminário é aberto a todas aquelas pessoas que queiram aumentar e solidificar melhor os seus conhecimentos teológicos, sempre com um intuito prático de melhor servir assim ao Reinado do Deus da Vida.

 

 

As temáticas do Seminário serão:

  1. A ESPIRITUALIDADE DO MOVIMENTO DE JESUS.

  2. O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO: “JESUS CRISTO NOS SALVA”? (O QUE É “SALVAÇÃO”? A QUESTÃO DA SOTERIOLOGIA).

  3. ERA JESUS DE NAZARÉ “DEUS”? (A QUESTÃO DA DIVINDADE DE JESUS).

  4. O DEUS DE JESUS: UM DEUS ALTERNATIVO.


Serão, no total, oito sessões, uma cada semana, nos seguintes dias:

MAIO: 26 (quinta-feira).

JUNHO: 2 (quinta-feira), 9 (quinta-feira), 16 (quinta-feira), 22 (quarta-feira), 23 (quinta-feira), 29 (quarta-feira) e 30 (quinta-feira).

Procurar-se-á trabalhar também numa síntese final. Os horários serão das 18 às 20.15 horas. Eventualmente, se uma sessão não fosse possível realizar, será recuperada em dia a decidir por todos e todas.

O seminário livre será orientado pelo Frei Rui Manuel Grácio OP, doutor em Teologia, Filosofia e Sociologia. Matrícula e Informação pelo email: rui@poetic.com, preferentemente (ou pelo telefone do Convento: 217 228 370).

O preço total do Seminário será de 40 euros. Pode-se pagar também por sessão (5 euros). Preços especiais para estudantes (30 euros) e até isenção para quem estiver desempregado/a ou em dificuldades económicas. O princípio é que ninguém deve deixar de participar no Seminário, se interessado/a, por carecer de meios económicos. O pagamento efetiva-se na primeira sessão.

Frei Rui Grácio OP.

Lisboa, 12.02.16.

01/11/2016